Nossa.. a 10a semana foi cheia de novidades e aflições. Vamos aos fatos:
- Comprei meu 1o sutiã de mamãe (hehe, daqueles grande, confortáveis, com a alça larga... mas que fazem os maridos até arrepiarem). Mas é isso ai, dizem que uma gestante não pode ficar NUNCA sem sutiã. Estou dando adeus as minhas lingerie e sutiã de bojo (pelo menos para dormir). Não tem nada melhor do que aqueles sutiã sem costura para dormir, nada de coisa machucando, espremendo, etc. Comprei um simples mesmo, depois vou comprar outros quando estiver usando em tempo integral. Bonito, bonito, eles não são, mas são uma mão na roda para as mamães. Como já tenho seios grandes, vcs nem imaginam a dificuldade de encontrar tamanhos "especiais". Acho que minha maior dificuldade ai será encontrá-los hehe.
- Depois de muito esperar tive meu primeiro ultrasson. Foi lindo. Achei que não veria nada, que o bebe estaria pequeninho... ok, ele ainda está um sisquinho (nem 5 cm tem ainda), mas consegui ver tudo. Ele já está quase todo formadinho... cabecinha, bracinhos, perninhas. Fui dia 21, quase que não consigo fazer o exame por causa de um atraso de 10 min (a médica tinha ido embora, vcs acreditam?). Isso porque o atraso foi principalmente por causa do consultório que fica em um prédio de uns 25 andares com 1 elevador só. Mais de 5 min esperando o elevador chegar (fala sério né). Acabou que o marido fez quase que um escandalo, minha irmã tinha vindo do interior só para acompanhar o exame... seria um absurdo se não tivéssemos feito. Mas depois de esperar um pouquinho outro médico, o Dr Tasso nos atendeu. Muito simpático ele, e foi fazendo legenda no ultrasson. Media e depois nos avisava se estava normal, se estava tudo bem. Foi bem legal. Saimos de lá todos meio bobos (minha irmã e marido quase choraram hehe). Eu confesso que fiquei bem emocionada, primeira vez que estava vendo ele, e estava tudo certinho, normal... foi no mínimo um alívio enorme. Mas teve certas dúvidas crueis. Cheguei lá informando que estava com 9 semanas e 4 dias, mas o médico disse que pelo tamanho do feto, eu já devia estar com 11 semanas e 5 dias... Hãaaaaa. esta foi minha cara. Até o momento sem explicação para isso. Pode ser até que eu errei na época da ultima menstruação (lembram que sou meio memória de formiga???), mas errar por quase 2 semanas?? Achei demais. Mas vamos ver o que a obstetra dirá na próxima consulta. Vamos aos principais resultados:
* Gestação eutópica simples em evolução de 11 semanas e 4 dias à ecografia
- Útero em AVF, aumentado de volume, globoso e de contornos regulares
- Ecogeneicidade e textura de parênquima normais
- No interior da cavidade uterina, observa-se saco gestacional integro, bem implantado e de contornos regulares, ocupando toda a cavidade uterina
- Presença de feto com CCN (comprimento cabeça nadega) = 48,3mm e com atividade cardíaca presente (154 bpm)
- Vesícula vitelina regular, medindo 3,4 mm.
- Trofoblasto extenso sem limites precisos, com predominio na parede posterior
- Ovários com volume, forma, ecogenicidade e textura normais
- Transluscencia nucal: 0,9 mm (baixo risco para crossomopatia)
- Presença de osso nasal, medindo 3,1 mm (normal até 5mm)
- DBP: 1,5 cm
- Femur: 0,6 cm
Achei estranho que deu para fazer o exame da traslucencia, que pelo que eu tinha pesquisado na net, é necessário fazer entre a 10a e a 14a semana, neste caso meus calculos podem estar um pouquinho errados, mas fazer o que né. Vamos ver no próximo ultrassom para comprovar certinho a idade. Este exame estava super com medo. Ele mede o tamanho da cabecinha para determinar o risco de ter alguma sindrome (a de Down é a mais comum), ou seja, as mamães ficam sabendo bem cedinho se a criança terá algum probleminha ou não. Deve ser bem triste. Mas graças a Deus o meu deu normal. Meu bebe está sadio, normal, dentro das expectativas. Mais um ponto pra gente ebaaaaaa.
- Um dia antes do ultrassom tive um pequeno mal estar. Tinha combinado com o maridinho de encontrá-lo no shopping para vermos um filme e fazermos um lanche. Enquanto ele não chegava, fui dar uma passeadinha pelas Lojas Americanas (aquilo lá não existe, é tentação viu). E quando estava na fila, comecei a sentir um calor (realmente senti que minha temperatura interna estava aumentado), foi tudo muito rapido. Mal deu tempo de pagar e já estava eu meio saindo escorando, com a vista começando a escurecer. Subi correndo a escada rolante que era na porta da loja e sorte minha, tinha uma saida do shopping logo ali. A vontade de sentar no chão mesmo me veio a mente. Quando estava saindo, reparei naqueles jatos de ar que estavam saindo entre o ambiente do shopping e a rua. Foi ali mesmo que eu fiquei, escorei na porta e fiquei tomando aquele vento na cara. Cruis, sensação muito ruim. Na hora já liguei para o meu marido para saber onde ele estava e dizer que estava passando mal. Se eu conheço bem ele, imagino ele dirigindo igual um doido para ir me encontrar. Abri um salgadinho e comecei a comer devagar (vai que é falta de comida né, apesar de ter lanchado algo as 16:30+- e isso era as 19:00, não estava com o estomago totalmente vazio). Passados 5 mim liguei para ele novamente para avisar que estava melhorando que ele poderia vir mais com cuidado. E realmente se não fosse aquele ar.... Fui voltando ao normal. A vista voltou, as pernas se firmaram um pouquinho, estava agora só com um pouco de mal estar. Sei não viu. Aqueles médicos sem CRM (todo mundo sabe, amigos, marido, parentes...), disseram que isso deve ter sido uma queda de pressao. Como é com a pressão alta que se deve preocupar mais na gravidez, acabei deixando um pouco pra lá. Foi a 1a vez, não é uma situação normal, pode ter sido por causa do calor, sei lá. Mas vou passar a informação para a médica assim que encontrar com ela semana que vem.
- Tenho sentido que minha barriga já está começando a crescer um pouquinho. Não aquela barriga durinha e tals, ainda está meio molinha (de banhinha antiga mesmo hehe), mas já tenho visto alguma mudança sutil. Meus seios esta semana também quase me mataram de tanto coçar (principalmente na lateral). Tenho que arrumar um creme URGENTE, pois pra mim, isso é o seio crescendo um pouquinho e a pele esticando. Mas vou verificar também com a médica o que posso fazer para diminuir este desconforto
São essas as novidades da semana. Abaixo, fotinho da semana e do meu Bebe. Agora vocës conhecem ele também.